top of page

5 dicas na hora de escolher o espaço de casamento na praia

Casamento na praia é maravilhoso, mas exige um cuidado maior na hora de escolher a praia e o espaço de casamento, aonde você irá receber seus convidados para a sua recepção de casamento.


A praia deve ser escolhida pela estrutura, além da sua beleza. Existem praias lindas no litoral norte de São Paulo, mas a maioria delas não possuem estrutura para receber eventos, por isso, preste muita atenção nos detalhes abaixo quando for escolher o local do seu casamento:


Foto Carol Veloso - Cafe de la Musique Ubatuba


5 dicas para escolher seu espaço de casamento na praia


1. Estacionamento


A praia e seu espaço de casamento possui estacionamento? Esse é um dos maiores problemas encontrados durante o casamento na praia, pois quando o casamento acontece diretamente na praia, o estacionamento é público, ou seja, será disputado com os banhistas e frequentadores da praia. Algumas praias inclusive cobram a taxa (famosa Zona Azul) para estacionar. Seus convidados pagarão essa taxa pra ir ao seu casamento?


O ideal é que o espaço de casamento na praia escolhido tenha um estacionamento para que seus convidados e fornecedores não tenham problemas e cause atrasos no seu casamento, já soube de casos que o fotografo, padrinhos e outros fornecedores atrasaram pois estavam procurando vaga para estacionar o carro na praia!


2. Exclusividade


Praia é um espaço público, vejo muitos casais escolhendo o casamento na praia mas esquecendo que a praia pode ter outras pessoas olhando o seu casamento.


A cerimônia de casamento é um momento único e muito íntimo para a família e o para o casal, ter banhistas, ambulantes, crianças correndo, mesas e cadeiras de quiosques, não é algo legal e bonito durante o casamento.


Por mais informal que o casal seja, esse é o momento que deve ser curtido e aproveitado na melhor maneira.


Ao escolher a praia e o espaço de casamento, preste atenção no fluxo e movimento das pessoas, veja se a praia é muito movimentada, se na praia existem barraquinhas de ambulantes em volta, etc.


Se a praia que você escolher tiver esse fluxo de ambulantes e pessoas, tente fugir de feriados, aconselho inclusive casar ao amanhecer, pois assim minimizamos o risco do impacto em ter mais curiosos do que convidados no seu casamento.




Foto Fabio Ohara - Casamento ao amanhecer Praia Vermelha do Centro Ubatuba/SP


3. Serviços inclusos


É importante saber ao escolher o espaço de casamento ideal quais serviços eles oferecem.


Hoje em dia é muito comum pacotes completos de casamento vendidos por espaço, esse conceito só é bem vindo quando o casal está com prazo curto para planejar o seu casamento, pois quando fechamos um pacote completo, ficamos restritos nas escolhas do casamento.


Casamento não é só o grande dia, o planejamento, a escolha dos fornecedores e detalhes fazem parte do processo.


Fechar um pacote completo resolve a contratação de forma rápida, mas sempre aconselho escolher com calma cada fornecedor do seu casamento quando o casal possui tempo hábil, o prazo ideal para se planejar um casamento gira em torno de 8 meses a 1 ano.


A maioria dos espaços não trabalham com pacotes, mas incluem alguns serviços ideais para o casamento, como segurança, limpeza, gerador, acervo de mobiliário, etc.



4. Plano B


Sempre que lidamos com a natureza, temos que pensar em plano B, C e D. Mesmo com a previsão de 100% sol, o tempo pode virar e chover, hoje em dia tudo está muito imprevisível.


Por isso, ao escolher a praia e seu espaço de casamento, estude o plano B, veja se possui local coberto ou se existe a necessidade da locação de uma tenda de cobertura.


Veja também as condições em caso de ventos fortes, no litoral é muito comum rajadas de ventos, são ventos rápidos mas que podem causar grandes estragos no seu grande dia.


A praia escolhida deve ser plana, com espaço para montar a sua decoração, muitas praias quando sobe a maré não possuem faixa de areia, por isso o conceito de vista do mar cresce a cada dia, casais ficam mais seguros em ter um espaço de casamento mais alto, com a vista do mar e não mais com o pé na areia.



Foto Casamentos.com.br - Juqy Beach House


5. Acessibilidade


Praias em geral ainda possuem pouquíssima estrutura acessível para cadeirantes, idosos ou pessoas com alguma dificuldade de locomoção.


A areia por si não é confortável para caminhar, noivas que querem usar salto alto por exemplo no seu grande dia não conseguem casar com o pé na areia, deve incluir na decoração uma estrutura de deck de madeira para caminhar até o altar.


Revise sua lista de convidados, veja se o acesso pra você e seus convidados possui essa acessibilidade.


Sua avózinha vai chegar até o local da cerimônia? Você possui algum amigo ou familiar cadeirante?


O espaço de casamento possui essa acessibilidade? Possui escadas? Tem banheiro acessível?


São algumas perguntas que você deve pensar antes da escolha do seu espaço de casamento na praia.



Foto Cliv Wedding


Essas foram algumas dicas para você que ainda está pesquisando espaços de casamento na praia.





Comments


bottom of page