A chuva é uma das maiores inseguranças das noivas que optam por um casamento na praia, no campo ou ao ar livre, mas eu sempre digo que uma boa assessoria torna a chuva um dos menores problemas do seu casamento.


Isso porque uma assessora de casamentos com experiência em casamentos ao ar livre já sabe que a natureza nos surpreende, mas que com um bom planejamento e boa comunicação entre os fornecedores tudo pode ser resolvido.


Foto Bruno Vieira


Com relação à natureza, temos 3 problemas principais que deve ser pensado, juntamente com a sua assessoria e seu decorador:


Maré Cheia (Alta)

Quando falamos em casamento pé na areia, a maré alta muitas vezes pode atrapalhar mais que a chuva. Por que? Dependendo da praia escolhida, caso a maré esteja alta, não temos faixa de areia suficiente para montar a sua estrutura, decoração, etc.


Como resolver?

A maré muda muito conforme estação do ano, lua e ventos. Por isso, consulte a tábua de marés um dia antes do seu casamento.

Pela tábua, temos a situação da maré por hora, assim você vai saber exatamente se no horário da sua cerimonia você terá faixa de areia suficiente ou não para montar o seu casamento, converse com a sua assessora e decorador caso esteja marcado maré cheia, o dono do espaço também pode ajudar conhecendo melhor a praia e posições aonde a maré não bate tão forte.

Um dia antes, se possível, visite o local no horário da sua cerimonia, assim você tem uma boa noção de como estará a maré no dia.


Ventania

Os ventos também é uma característica bem forte das cidades litorâneas, e podem causa um grande desastre no seu casamento.

Quando o espaço da recepção é coberto, não temos tanto problemas, mas se for um espaço aberto temos que considerar sim os ventos que podem acontecer, principalmente se seu casamento for no pôr do sol.


Como resolver?

A marinha normalmente manda alguns alertas de ventos fortes e mau tempo, para quem está cadastrado no site deles. Se caso tiver um alerta, monte o acervo da decoração com vasos e utensílios mais baixos, amarrados, para evitar qualquer tipo de acidente durante o seu casamento.


Se o espaço tiver toldos, verifique se estão em boas condições e limpos se precisar abaixar no dia do casamento.


Chuvas

Previsão do tempo não é um fator tão confiável, varia muito, pois estamos em "país tropical abençoado por Deus" e isso torna possível que no dia do seu casamento, faça chuva e sol ao mesmo tempo, e ainda apareça um lindo arco-íris para as fotos.


Como resolver?

A solução mais prática e rápida, é a locação de uma tenda de cobertura, tanto para a cerimônia, quanto pra recepção quando for em algum espaço aberto.


A tenda é uma estrutura comum, não aparece nas fotos do casamento, pode estar decorada e acaba sendo super discreta. Para uma cerimonia com 80 convidados, por exemplo, uma tenda 10x10 normalmente já é suficiente.


Para o espaço da recepção, é bacana o fornecedor de tenda fazer uma visita técnica para ver as medidas certinhas e quantidade de tendas que vocês vão precisar.

Foto: Montec Tendas

Foto: Impacto Tendas

Foto: Montec Tendas

Foto: Impacto Tendas

Foto: Montec Tendas


Outra possibilidade, é montar a cerimonia em algum local coberto dentro do espaço que você alugou.

Normalmente, montamos aonde seria a pista de dança e depois da cerimonia tudo é desmontado para que possa fazer a pista de dança novamente, facilitando muito mais toda a logística de montagem.

Pense nas fotos ao escolher essa solução, o seu plano B deve ter uma visão tão linda quanto a visão que você teria no plano A.

Celebre Fotografia


Tudo que é relacionado com o plano B, independente da decisão que você tome, deve ser muito bem conversado e negociado com o seus fornecedores.


Estipule um horário limite para a tomada de decisão, por exemplo: "vou esperar até as 13h para resolver se quero que monte minha cerimonia dentro ou fora do espaço", não adianta esperar para resolver isso 10 minutos antes da cerimonia, é importante que esses pontos estejam muito bem alinhados dias antes, para que todos os fornecedores possam se programar durante a montagem e para que não ocorra atrasos no seu casamento.


Falei desses e de muitos outros problemas que podem acontecer no seu casamento, dei várias dicas e soluções para resolver em uma live que fiz no Instagram.


O resumo está no Youtube, corre para assistir e se prevenir de tudo que pode dar errado no seu casamento:


https://www.youtube.com/watch?v=oavKni1q-Vo&list=PLJIoC_RgK1pCb9B_N0dti06nSZH_FiTdv



Rua Paraná, 288 Centro

Ubatuba, SP 11680-000

CNPJ: 32.864.583/0001-95

Hellen Nogueira

Tel: (12) 98166 6670

  • Hellen-nogueira-Pinterest
  • Hellen-nogueira-YouTube
  • hellen-nogueira-Facebook
  • hellen-nogueira-Instagram