São tantos detalhes no casamento, não é mesmo? Tanta coisa para escolher, se preocupar, se planejar...


Mas eu, com toda a minha experiência em eventos, trago neste post 5 dicas valiosas para que o seu casamento seja perfeito!


Foto Carol Velloso


O casamento, de uma forma geral, envolve mais de 10 fornecedores no grande dia. A escolha destes é super importante para que tudo saia conforme tão sonhado.


Por isso, a primeira dica é:


1. Escolha seus fornecedores pelo valor agregado e experiência que eles possuem, nunca por preço!

O seu grande dia não pode ficar nas mãos de um fornecedor amador. Nada contra com quem está começando no mercado, mas saiba identificar quem de fato está apto ao trabalho de um casamento.


A festa de casamento é algo muito dinâmico, tudo acontece ao mesmo, todos os fornecedores do dia tem que ser profissionais a ponto de sentir o evento e toda logística que acontece do dia, por isso a experiência profissional é tão importante.


Cuidado, o barato, sempre quando se trata de casamentos, sai caro.


Muitas noivas comentam comigo que quando cotam um fotografo para ensaio o valor é muito abaixo do que um fotógrafo de casamento. Quando vai se fazer uma maquiagem e cabelo no salão é um valor, para noiva é outro. Quando ela contratou o docinho para a festa de aniversário do afilhado foi um preço, agora para o casamento o valor dobrou.


Isso acontece justamente pela responsabilidade que aquele fornecedor assume quando fecha o seu casamento, é o seu grande dia, tudo tem que ser perfeito e não pode ter erro.


Fornecedores de casamento devem possuir alto conhecimento da sua área e bagagem para garantir uma perfeita entrega no trabalho.


2. Não se fruste ou se estresse com a lista de convidados

A lista de convidados sempre será motivo para muita discussão durante o planejamento do casamento, mas é possível levar esse tema de uma forma mais leve.


Primeiramente, é importante saber que em média, 15% da sua lista de convidados inicial não irão ao casamento, esse percentual aumenta quando se trata de destination wedding (quando você vai se casar fora da sua cidade).


Ou seja, se vc convidar 100 pessoas, é muito provável que a lista de confirmados seja de 85 convidados.


Por isso, ao fazer sua lista, considere:

- Acompanhantes dos convidados. Não é agradável chamar um amigo e dizer que a namorada dele não pode ir à festa. Você gostaria que seu namorado fosse convidado para uma festa mas que você não pudesse ir? Você iria sem o seu namorado? Todo mundo já foi namorado um dia, não é mesmo? Esse é um tema delicado que deve ser conversado desde o inicio.

- Convidados dos pais. Principalmente se os pais estiverem ajudando financeiramente com o casamento, eles se sentirão honrados em poder chamar 10, 15 pessoas para o seu casamento. Estipule um numero para eles.


Com certeza esses dois itens vai fazer vocês se estressarem bem menos ao fazer a lista de convidados.


Foto Fabio Ohara


3. Alinhe os horários com todos os fornecedores

Falando da dinamica da festa, é muito comum as noivas se atrapalharem quando se trata de roteiro do evento. Por isso a contratação de uma assessoria é tão importante.


De qualquer forma, caso você esteja planejando o seu casamento sozinha, pense a fundo nos detalhes!


Por exemplo, quando você contrata um buffet de 5 horas e um DJ de 7 horas de festa: no dia, se sua festa começou às 17h, o buffet vai trabalhar até as 22h... mas o DJ como foi contratado por 7 horas, vai ate às 0h, ou seja, a partir das 22h seus convidados não terão água, cerveja, petiscos porque o horário do buffet já encerrou antes do DJ.


Também pode acontecer o inverso, o buffet foi contratado até às 0h mas o DJ encerra o som às 22h, você conseguiu pensar nessa situação?


Por isso, esse alinhamento de horários é primordial para que tudo fique em harmonia no grande dia, sem surpresas desagradáveis. Alinhe e negocie o que for preciso para que tudo comece e termine junto!


4. Cálculo das bebidas a parte

É muito comum que os noivos comprem as bebidas alcoólicas a parte do buffet, já que normalmente isso encarece o custo total por pessoa.


Massssssss, preste muita atenção ao fazer isso, entenda o perfil dos seus convidados, nada mais deselegante do que acabar a bebida na festa, não é mesmo?


De forma geral, seguimos a seguinte tabela:

Espumante - 1 garrafa a cada 2 pessoas

Vinho - 1 garrafa a cada 3 pessoas

Cerveja - 1 garrafa a cada 2 pessoas ou 3 latas ou longneck por pessoa

Whisky - 1 garrafa a cada 10 pessoas


Foto Rogério Vilas Boas


5. Esqueça todas as regras e curta o seu dia!

Não canso de dizer que casamento é sonho e por isso deve ser planejado totalmente como VOCÊ SONHOU. Esqueça opiniões, regras, protocolos!


Não existe "tem que ter", casamento não "tem que ter" NADA. Você que vai saber o que é sua prioridade, se você não quer ter padrinhos, não tenha.


Se você não quer bolo de corte, não tenha.


Se você não quer dançar a famosa dança dos noivos, não dance.


Se você não quer jogar o buquê, não jogue.


Se você quer só fazer um convite digital, nada impresso, faça o digital e envie com muito amor aos convidados!


Se você acha brega fazer retrospectiva, não faça. Ou se você acha lindo, faça!


Você dita o que quer no grande dia, não é sua mãe, não é sua amiga, não é sua assessora. O grande dia é seu e você que manda!


Gostou das dicas? Tem muito mais!

Fale conosco! (clique)