top of page

Qual o melhor mês para casar na praia?

Quando falamos em casamento na praia, o maior medo entre as noivas é a previsão do tempo, não é mesmo?


Todas as noivas que sonham com o casamento na praia pensam em um lindo dia de sol e calor, mas quando lidamos com a natureza nada é garantido.


Você sabia que o sol em uma cerimônia na praia também não é algo confortável? Eu sempre bato nessa tecla com as minhas noivas, muito calor no casamento é algo que incomoda bastante, pois vocês estarão com roupa de festa, maquiagem, cabelo arrumado e o suor pode atrapalhar toda essa preparação!


Já tive casos de cerimonia na praia onde o calor estava tão intenso, que convidados passaram mal, com pressão baixa, tontura, por causa da alta temperatura.


Então resolvi escrever esse post para tranquilizar vocês, que pensam tanto na chuva..


Quero dizer que dias nublados, para casamentos ao ar livre, não só falando em praia, mas também em campo, fazenda, etc.


Dias nublados são os melhores nesse quesito, pode perguntar para qualquer fotógrafo experiente, pergunte se eles preferem fotografar na luz dura de um dia de sol quente ou na luz natural de um dia nublado, eles vão confirmar a minha teoria, com certeza!



Foto Rogério Vilas Boas



Qual o melhor mês para casar na praia?


Na hora de escolher a data do casamento, muitas noivas ficam nessa dúvida pensando na previsão do tempo.


Quando uma noiva me faz essa pergunta, eu sempre respondo o seguinte:


"Que data faz sentido pra vocês? Quando vocês saem de férias? Quando sua família tem disponibilidade? Quais as datas importantes do relacionamento de vocês?"


Pronto, está respondida a pergunta, essa é a melhor data e pronto!


A data, antes de considerar uma probabilidade padrão, deve fazer sentido pra vocês. Vocês estão escolhendo um conceito de casamento do qual estamos lidando com a natureza, ou seja, escolha uma data, coloque essa data nas mãos de Deus, e Ele vai entregar o que tiver que ser para o seu grande dia!


Lembre-se, se Ele entregar um dia de sol, agradeça. Se entregar um dia de chuva, previna-se, pense em algum plano B juntamente com a sua assessoria de casamento, e se ele entregar um dia nublado, tenha certeza que o resultado ficará incrível!



Foto Celebre Fotografia


Mas tudo bem, sei que vocês estão lendo até aqui para entender a probabilidade do título desse post, então vamos lá!


Afinal, qual o melhor mês para casar na praia?


Janeiro - mês de alta temperatura, alta temporada de verão, muito movimento nas praias, altas taxas para hospedagem, trânsito, pancadas de chuvas no final de tarde..


Quem sonha em casar no mês de janeiro, recomenda-se casar ao amanhecer, mas lembrando que por ser verão o amanhecer em janeiro é 5a.m!


Fevereiro - feriado de carnaval, ainda com pancadas de chuva final da tarde e também com um fluxo intenso de pessoas frequentando a praia. Sigo com o mesmo conselho, quer se casar em fevereiro? Case ao amanhecer!


Março - "são as águas de março fechando o verão, é a promessa de vida no teu coração…", já dizia Elis Regina.


O fluxo de pessoas já não é tão intenso nas praias, mas a probabilidade de chuva é grande, se programe para um plano B!



Foto Celebre Fotografia


Abril - inicio de outono, temperatura amena, hospedagens mais em conta e menor probabilidade de chuva, porém, meses de outono possuem uma necessidade de um cuidado especial com relação aos ventos do litoral.


Posso te garantir que um vento forte noroeste causa mais estragos do que uma pancada de chuva. Pense nisso juntamente com sua assessoria de casamento caso escolha esse mês.


Maio - mês das noivas, creio que seja o mais concorrido do ano para os casamento de modo geral, também para casamentos na praia, por isso, negociações tendem a ser um pouco mais difíceis com relação aos preços de fornecedores de casamento, prepare o bolso!


Junho - aqui começa os meses que eu, particularmente, mais recomendo, apesar das temperaturas estarem mais baixas, vocês podem se programar com um vestido de manga longa, um echarpe, ou algo mais fechadinho para vestir, o frio é fácil de resolver.


As praias estão praticamente desertas, hospedagens super em conta, sem transito, sem stress, pouquíssima probabilidade de chuva!


Eu me casei em junho, não foi a toa!



Julho - muitas noivas fogem do inverno porque querem aproveitar o casamento para curtir a praia e a viagem de modo geral. Mas, coloco aqui uma reflexão: curtir praia é diferente de casar na praia!


Pense nisso, os meses de calor são os meses que todos pensam a mesma coisa, todos querem ir curtir a praia, sendo assim, os meses de baixa temporada são mais recomendados, apesar do friozinho e de teoricamente não conseguir aquele mergulho no mar, você não corre o risco de ter mais banhista curioso olhando o seu casamento do que mesmo seus próprios convidados!


Agosto - até hoje não entendo tantas superstições com o mês de agosto, ele é um mês como qualquer outro!


Posso ressaltar a preocupação com fortes ventos assim como no mês de abril, mas apesar disso, também tem muitas vantagens por ser baixíssima temporada! Aproveite, você pode economizar até 30% do orçamento total do seu casamento!


Foto Ohara Fotografia



Setembro - aquela piadinha "setembro chove?" ou "cê tem bruxove? Sim, chove! Primavera linda, natureza florida, árvores verdinhas e para tudo isso, elas precisam de água e muita água!


Não são chuvas intensas, mas sabe aquele climinha com chuvisco e sereninho que dá vontade de ficar na cama o dia inteiro? Setembro é marcado por isso, então, mais uma vez, se você sonha em casar em setembro, programe-se para um plano B, ok?


Outubro - também posso dizer que outubro é um dos meses mais concorridos para casamento na praia, o friozinho já foi embora, a chuva diminuiu, mas os dias nublados prevalecem! Normalmente o sol ainda está preguiçoso nessa época do ano!


De todas as formas, reforço que dias nublados são lindos para as fotos e bem mais agradáveis para quem está vestido com roupa de casamento! Pense nisso!


Novembro - aqui é dada a largada da temporada de verão, apesar de ainda não ser verão oficialmente, o mês é composto por três feriados: finados, proclamação da republica e consciência negra, ou seja, é um mês de bastante fluxo nas praias, recomendo reservar a sua data o quanto antes caso queira se casar neste mês.


Dezembro - creio que seja o mês mais esperado do ano para quem gosta de curtir uma praia e viajar, as hospedagens já voltam com suas tarifas elevadas e o transito permanece constante. Volto a recomendar os casamentos ao amanhecer nessa época.



Foto Carol Velloso


Falamos um pouco de cada mês do ano, para você mesma analisar qual o melhor mês pra você!


São indicadores padrão, é claro que você pegar um dia de sol em julho e um dia chuvoso em dezembro, nada é garantido ainda mais com o aquecimento global já comprovado e crescente a cada dia.


Por isso, definitivamente, se você quer realmente se casar na praia, esqueça as probabilidades e entregue seu sonho nas mãos de Deus e de bons profissionais, que farão um lindo trabalho independente da previsão do tempo no dia do seu casamento!



Comments


bottom of page