• Hellen Nogueira

Os desafios de um casamento na Praia

Casar na praia é o sonho de muitos casais que amam a natureza e desejam realizar uma cerimônia menos tradicional. Mas nem só de pôr do sol, céu azul e mar se faz uma festa com os pés na areia.


Mesmo para um casamento na praia simples, essa escolha exige um planejamento extremamente minucioso para que tudo seja perfeito. Por isso, entrevistamos um time de fornecedores de diversas áreas para entender, sob diferentes perspectivas, quais as principais vantagens, desvantagens e desafios de se realizar um casamento na praia.



chegada da noiva de barco
Noiva chegando de barco na cerimônia | Foto Jeff & Gal

Os desafios de um casamento na praia!


O clima é uma incógnita: Faça sol ou faça chuva, a cerimônia não pode deixar de acontecer. Afinal de contas, são meses (as vezes até anos) de planejamento para que esse único dia saia perfeito. Em alguns caso, é possível remediar a situação com tendas e outras estruturas móveis.


Escolha dos fornecedores: Realizar casamentos na praia é para experts. Procure uma boa empresa de assessoria, peça indicações de amigos e equipes já contratadas, e faça busca de reclamações na internet. Essa é uma maneira de garantir um casamento de sucesso!


Estratégia: Casar na praia significa observar detalhes que fazem a diferença. Marcar a cerimônia a tempo de aproveitar todas as luzes do pôr do sol, por exemplo, vai deixar as fotos do casamento ainda mais incríveis.


Atrasos comprometem as imagens perfeitas: Comprometer-se com os horários é ainda mais importante, tanto pelos noivos, como convidados, parentes e padrinhos. Se você marcou seu casamento para o final do dia, atrasar significará perder toda a luz desse momento, e a cerimônia poderá ser realizada num breu completo. Se o local do casamento não contar com estrutura de iluminação adequada, a visão do mar é totalmente nula.


Variações da luz natural: Quando o assunto é a luz do casamento ao ar livre, todos os fotógrafos que conversamos concordam: esse é um dos maiores desafios para os fotógrafos. Mas eles também são enfáticos ao dizer que o bom profissional sabe como tirar de letra algumas dificuldades.


Casamento sustentável: Quem ama a natureza faz questão de preservá-la e não deixa que o casamento cause nenhum dano ao meio ambiente.


O vento: É preciso perceber a direção e encontrar as melhores estratégias para a montagem da estrutura. Se o vento estiver em uma direção desfavorável para o penteado da noiva, pode ser desastroso.



casamento na praia por do sol
Casamento a beira mar, pôr do sol | Foto Giovanni Garcia

Taxas por uso de espaço público: Realizar o casamento em algumas praias exige o pagamento de uma taxa, por tanto é importante pesquisar antes de decidir pelo local!


Frete caro: O ideal é que o espaço escolhido tenha um bom mobiliário, de acordo com as expectativas do casal. Caso não tenha, o custo extra para a entrega dos móveis pode aumentar de maneira significativa o orçamento.


Sol muito forte: Cuidado com a posição do sol no período de 10h30h até 14h30h. Definitivamente, essa não é a melhor escolha para o horário da cerimônia.


Docinhos jogados fora: Cuidado! A temperatura e o vento podem atrapalhar a beleza e o sabor dos docinhos. Você não quer brigadeiros moles e com areia, certo?


O mais importante é não deixar com que nada atrapalhe o dia de vocês, nem mesmo os imprevistos. Portanto, sorria, dance, cante, beije seu amor, abrace seus convidados e DIVIRTA-SE muito!