Texto para cerimônia de casamento


Se você está procurando o melhor texto para cerimônia de casamento, um texto completo, um texto emocionante para cerimônia de casamento dos seus amigos, dos seus familiares, você chegou ao lugar certo.


Nós temos não só vários textos prontos para cerimônias de casamentos, como temos toda a estrutura e o passo-a-passo para você adaptar do seu jeito, combinar textos, personalizando a sua cerimônia, do seu jeito.


No final deste artigo você vai encontrar os links para acessar os textos prontos. Mas antes disso gostaríamos de dar algumas orientações gerais para uma celebração perfeita.


O que não fazer durante uma cerimônia de casamento




Trabalho com casamentos desde 2017, então já vi e assisti vários estilos de cerimônia e presenciei diversas histórias de casais, passei por casamentos evangélicos, católicos, ateus, budistas, casamentos homoafetivos, enfim, uma bagagem e vasta experiência em textos de casamento.


Primeiramente, a escolha de quem vai discursar sua cerimônia é muito importante, seja ele um amigo, parente, celebrante, pastor.


Uma boa leitura e interpretação é essencial, ninguém consegue prestar atenção quando se gagueja durante a leitura, pula palavras ou não respeita as pontuações e vírgulas do texto, todo o contexto deve fazer sentido e deve ser transpassado de forma leve aos noivos e convidados.


Cuidado com a cultura, crenças e analogias ditas durante a cerimônia, tudo ficará marcado, seja bom ou ruim.


Por exemplo, já tive casamento em que a noiva era feminista e o discurso do celebrante foi extremamente machista! Consegue imaginar o clima que ficou?


Falar de futebol durante a cerimônia de casamento


O mesmo conceito serve para vários temas, futebol é um deles, bem delicado. O fato é que existem tanto assuntos maravilhosos para serem falados numa cerimônia, como a vida, o amor, o futuro, a natureza, Deus, o infinito, que se você falar de futebol vai ficar um pouco evidente sua falta de conhecimento nesses temas citados acima, a não ser que o casamento seja temático sobre futebol.

Evite assuntos ou brincadeiras forçadas, não fica legal, não é agradável. Quer descontrair a cerimônia? Conte uma situação engraçada que viveram juntos, histórias reais de vida fazem muito mais sentido em um casamento.


Transformar a cerimônia numa pregação


É tecnicamente impossível que todos os convidados de um casamento sejam da mesma religião. Pode acontecer, mas é raríssimo.


Cada um tem a sua religião, sua crença e todas devem ser respeitadas!


Portanto não use a cerimônia para propagar a sua religião, em detrimento das outras. Fale de Deus de uma maneira mais ampla, traga os ensinamentos de Jesus em forma de histórias, não é mandatório ler a bíblia para que seja um casamento abençoado por Deus.



Celebre Fotografia


Falar mais do que 20 minutos


Pois é, muitos se assustam com isso. Quem nunca celebrou um casamento vai preparado para falar durante 60 minutos. O que faz com que a cerimônia tenha quase 2 horas de duração.


Longas cerimônias tornam o casamento cansativo. Lembre-se, o tempo dos noivos é diferente do tempo dos convidados. Não é agradável o seu convidados ficar sentado 2 horas em um banco ouvindo uma pregação ou discurso, não foi pra isso que ele veio até o seu casamento, o convidados quer celebrar e festejar sua união.


Considere o tempo das entradas, do cortejo, da alianças e votos.


O discurso de quem celebra o casamento se resume em média a 20 minutos para que a cerimônia seja dinâmica, concisa. Considerando todos os aspectos e formalidades de um casamento.


Elabore bem o seu discurso porque 20 minutos é mais do que o suficiente para provocar alegria e emoção, marcando com suas palavras esse rito de passagem na vida dos noivos.


Falar sobre divórcios e ex parceiros


NUNCA fale de relacionamentos passados ou que não deram certo, todos conhecem as taxas de divórcio no Brasil e no mundo, mas ninguém deseja isso para os noivos ali presentes, não é necessário tocar nesse tema.

Ninguém casa pensando em separação, agora é um momento de alegria, de enfatizar as coisas boas do casamento, como família, filhos, pets, carinhos, partilhamento dos sonhos um ao outro, etc.


Dar conselhos aos noivos


Você pode e deve dar conselhos aos noivos, antes da cerimônia, depois da cerimônia, mas sempre em particular.


Dar conselhos em público é como dar puxões de orelha, é se colocar num lugar de superioridade e dizer o que é a verdade e o que não é, sendo que todos nós somos humanos e erramos também.


Não cite o seu casamento como exemplo, não puxe a orelha dos noivos, pelo menos não em público.


Eles trilharam o caminho deles, ninguém tem paciência para lição de moral, principalmente em um momento tão especial e único.



Celebrante de casamento e noivos

Foto Bruno Vieira


O que fazer ao discursar na cerimônia de casamento


Vamos dar algumas dicas sobre o que é elegante de se fazer e falar durante uma cerimônia de casamento, o que os celebrantes de sucesso fazem.


Receba os convidados - Acolhimento


Muitos convidados vieram de longe, e dirigiram por horas pra chegar ali. Muitas convidadas se organizaram por meses para comprar o melhor vestido para estar ali.


Muitos convidados são amigos dos noivos há décadas e estavam com eles desde quando se conheceram pela primeira vez.


Nada mais justo do que incluir a todos na cerimônia, dirigindo algumas palavras aos convidados para que se sintam parte desse rito de passagem dos noivos.


Conte brevemente a história dos noivos


Sim, claro, acabamos de dizer que muitos convidados conhecem eles há anos. Mas alguns convidados não conhecem toda a história do casal e ficam com vergonha de perguntar.


Então é de bom tom relembrar brevemente a história deles, trazendo algumas datas, como foi o pedido de casamento, pessoas que influenciaram na relação para dar certo.


Traga sempre elementos alegres. Quando pensar em comentar momentos difíceis que os noivos passaram, consulte os noivos antes da cerimônia se está tudo bem falar sobre o tema.


Fale de maneira natural


Quanto mais você for você mais todo mundo vai gostar. Não precisa de voz de locutor, não precisa falar diferente do que você já fala.


Vale a pena fazer alguns exercícios vocais sim, vamos explicar mais adiante, mas isso não te faz um ator. Então seja natural que todos vão simpatizar com você.


Aqueça sua voz


Antes da cerimônia faça exercícios de aquecimento vocal. Parece bobagem, mas na hora do discurso a emoção é tão grande que é comum a pessoa ficar pigarreando, tossindo, ou até mesmo arrotando.


Veja vídeos no Youtube sobre aquecimento vocal, e expansão da caixa torácica, para evitar inconvenientes durante a cerimônia.


Concluindo, aqui está o texto para cerimônia de casamento


Depois dessas explicações dadas, aqui está o link para você acessar não 1 mas 3 textos de cerimônias prontas, além de um bônus com a estrutura da cerimônia do casamento, completa e editável, para que você personalize a sua própria cerimônia.


Acessar os 3 textos prontos para cerimônia de casamento!

(clique)


Rua Paraná, 288 Centro

Ubatuba, SP 11680-000

CNPJ: 32.864.583/0001-95

Hellen Nogueira

Tel: (12) 98166 6670

  • Hellen-nogueira-Pinterest
  • Hellen-nogueira-YouTube
  • hellen-nogueira-Facebook
  • hellen-nogueira-Instagram