Existem várias teorias sobre como surgiu a tradição do buquê de noiva. A que eu mais gosto de explicar é que o buquê de noiva serve para espantar mal olhado, e mal agouro ao casamento.


Antigamente, o buquê era formado por ervas aromáticas (alecrim, arruda, lavanda...), conforme a crença de cada noiva, aos poucos, as ervas foram substituídas por flores e hoje em dia existem milhares de referencias e modelos de buquês que vocês podem escolher para o seu casamento.


Antes de mostrar as referencias, é interessante entender a harmonia entre o buquê, a noiva e a sua decoração.


O buquê, por sua cor e forma, tem que transmitir um sentimento, deve conter a sua personalidade e ser compatível com seu estilo. Não adianta você ser uma noiva super romântica e escolher um buquê mega exótico, não é mesmo?


Outro ponto importante, o conceito do seu casamento interfere bastante na escolha do seu buquê. Casamentos diurnos costumam ter buquês mais leves e clean, casamentos noturnos pedem estilos de buquês maiores e com cores quentes.


Sempre é legal destoar o seu buquê da decoração, para não parecer que você pegou um ramo de flores do arranjo e colocou na mão. Se sua decoração for vermelha, o ideal é escolher um buquê amarelo, ou branco. Quando a decoração é branca, colorida ou clara, abuse do buquê vermelho.


O buquê tem que chamar a atenção, mas nunca mais atenção do que a própria noiva. Fique atento às proporções entre você, sua estatura, silhueta, tipo de vestido com o buquê. Tudo deve estar em harmonia.

Foto Fabio Ohara


5 modelos de Buquê de Noiva


Buquê simétrico, Romântico:

Noivas mais tradicionais normalmente optam por esse buquê, ele contém poucas folhas e em geral um tipo de flor específica que a noiva goste, é aquele buquê redondinho, bem organizado.


Buquê descontruído, Boho:

São assimétricos, normalmente com bastante folhagens, com flores mistas e bem variadas.


Buquê Exótico:

Se você é aquela noiva que quer fugir totalmente do tradicional, que tal optar por um buquê feito com outro material? Tecidos, conchas, frutas, origamis são opções.

Caso queria manter as flores, o buquê exótico exige um formato diferente, uma ideia é o buquê em formato de arco.


Buquê Cascata:

É aconselhável que a noiva seja de uma estatura mais alta para escolher esse estilo de buquê.

Ele costuma ser grande e parecer com uma cascata de flores. É um modelo mais clássico, usado mais em casamentos na igreja.

Foto: Jézer Lopes Lopes Fotografia


Flor Única:

Noivas minimalistas e discretas, escolhem apenas uma flor grande para compor o look.


Por que jogar o buquê?


Escolha seu buquê e não esqueça de pedir ao seu florista para que faça um buquê extra para você jogar, pois por exemplo, um buquê de conchas costuma ser pesado e ao jogar pode cair na cabeça de alguém. Evite acidentes no seu grande dia. Tudo deve ser perfeito.


A tradição de jogar o buquê é antiga, assim como a chuva de arroz após a cerimônia.

Jogar o buquê significa dar sorte à alguém para encontrar o futuro marido. Algumas noivas preferem inovar nesse momento, e por isso surgiram algumas brincadeiras para entreter os convidados.


Buquê de Fita:

Amigas solteiras foram um círculo em volta da noiva, das flores saem uma fita, cada convidada segura uma fita, que pode ser da mesma cor ou colorida.

Escolham uma música animada para esse momento.

A noiva, com os olhos vendados, começa a cortar uma a uma, a convidada que ficar por último, ganha o buquê.


Buquê na Caixa:

Uma tendência que tem crescido bastante também é a entrega das chaves do buquê. A brincadeira está no suspense, pois o buquê é colocado em uma caixa de acrílico e cada convidada solteira recebe uma chave. O ideal é formar uma fila para que tudo saia organizado, a convidada que conseguir abrir a caixa, ganha o buquê da noiva.


Gostou?

Compartilha com as amigas noivas!

Visite nossa página de casamentos realizados, temos várias inspirações de buquê de noiva:


https://www.casamentosubatuba.com.br/casamento-ubatuba


#buquedenoiva #casamentos #casamentonapraia #vestidodenoiva #noivas2022

Rua Paraná, 288 Centro

Ubatuba, SP 11680-000

CNPJ: 32.864.583/0001-95

Hellen Nogueira

Tel: (12) 98166 6670

  • Hellen-nogueira-Pinterest
  • Hellen-nogueira-YouTube
  • hellen-nogueira-Facebook
  • hellen-nogueira-Instagram