• Hellen Nogueira

Lista de Casamento e Convidados

Lista de Convidados

Definir o número total de convidados é uma das principais e primeiras atividades do casamento.


Sabendo o número de convidados, podemos procurar um local adequado para a festa, um local que acomode a todos e que seja conforme o estilo do casamento de cada casal.


Lembrado que a maneira mais eficaz de diminuir o custo do casamento é diminuindo a quantidade de pessoas da lista.


Como preparar uma boa lista de convidados?


Vamos fazer em 4 etapas:


Passo 1: Faça uma lista de convidados primária com todos os nomes que vierem à mente.


Amigos próximos, distantes, parentes, família do noivo, família da noiva... Considere sempre pelo menos um acompanhante adicional por pessoa.


É importante incluir as crianças também na lista de convidados para se ter um panorama mais real de quantidade de pessoas. Crianças acima de 5 anos normalmente pagam no Buffet.


Coloque um filtro de afinidade ao lado do nome de cada convidado, por exemplo de 1 a 5, quanto essa pessoa é importante pra você?


Esse filtro de afinidade ajuda caso seja necessário retirar alguém da lista futuramente.


Passo 2: Lista final de convidados.


Negociem um número de quantidade final que deverá ter a lista de convidados. Convide as pessoas que realmente merecem participar junto com vocês desse momento tão especial.


Lembra do filtro de afinidade? Agora é a hora de analisar.


lista de convidados
Casamento organizado por Hellen Nogueira

Foto: Hava PhotoArt


Passo 3: Anotem o nome, telefone e endereço completo com CEP para enviar o convite pelos Correios caso haja convidados em outras cidades ou estados ou que seja inviável entregar pessoalmente.

Passo 4: Confirmação de presença.


É importante que o casal encerre a distribuição dos convites com 2 meses de antecedência em média, mantendo assim um prazo de 30 dias para confirmação de presença no Buffet.


Essa confirmação é imprescindível para evitar pequenos problemas ou surpresas durante a recepção dos convidados no local da festa.

Participe do nosso grupo de WhatsApp para noivas e fique por dentro de todas as novidades e promoções dos casamentos em Ubatuba! (clique)


Lembre-se que o Buffet programa a quantidade de comida e bebida conforme o número de convidados que você confirmou, por isso é tão importante que este número seja o mais exato possível.


Ninguém quer que falte comida no seu casamento, ou que sobre e você pague a mais por isto, certo?


Segue nosso Canal de assessoria no Youtube e acompanhe nossos vídeos com várias outras dicas de casamento.


E a Lista de Casamento?


E o que a lista de convidados tem a ver com a lista de casamento? Tem tudo a ver e vamos citar aqui algumas correlações para você refletir.


Você quer ter uma ideia da quantidade de presentes que vocês ganharão pra casa nova, mas não sabe a quantidade de convidados que vai ter o seu casamento.


O tamanho da sua lista de convidados para o casamento é diretamente proporcional à quantidade de presentes que vocês receberão. Convide mais amigos e familiares e ganhe mais presentes!


Claro que quanto maior for a sua lista de convidados, maior será o seu custo com o casamento (buffet, espaço, decoração).


Por isso que você não deve convidar as pessoas pensando nos presentes, ou seja, por interesse. Porque essa conta não fecha.


Você sempre vai gastar mais por convidados, do que os presentes que receberá por convidado.


Ao mesmo tempo, é muito gostoso estar rodeado de amigos e familiares nesse dia tão especial na vida de vocês, e as pessoas se lembrarão para o resto da vida de que foram convidadas, ou que foram esquecidas.


Então pense bem e use a calculadora de casamento para controlar o seu orçamento, otimizando seus gastos da melhor maneira possível.


E quando for fazer a lista de presentes que quer ganhar, recomendamos a lista de casamento do site Lejour!


Sobre a autora: Hellen Nogueira é assessora de noivas no litoral norte de São Paulo e já cuidou de milhões de detalhes, para milhares de noivas, fazendo do dia deles, um dia inesquecível.