Mesa do Bolo para Casamentos


A mesa do bolo simboliza a partilha, a união das famílias e início de uma nova família, planejem com carinho cada detalhe. É importante pensar nas flores, doces, estilos de vasos, castiçais, letreiros, porta retratos e tudo o que vai compor a mesa, sem esquecer a iluminação. Os itens devem conversar entre si, as flores devem estar em harmonia com os acessórios.

Casamento na praia em Ubatuba

Foto Bruno Vieira


O ideal é que a mesa do bolo seja proporcional ao tamanho da sua festa, ou seja, um casamento mais intimista, simples, deve conter uma mesa do bolo menor.


Para casamentos maiores, podemos abusar na criatividade, usar além da mesa, móveis, como aparadores, cômodas, banquetas, tudo na mesma linha de material, mas cada um com o seu destaque.


Móveis de madeira, pallets de demolição são uma boa pedida para casamentos no estilo rústico ou no estilo boho. Mesa de vidro, com pérolas ou espelhadas já são utilizadas para casamentos mais clássicos e modernos.


Para a iluminação, recomendamos lâmpadas de filamento, leds ou pimbins dão um toque especial e romântico para a mesa e realçam os itens utilizados na decoração.


Outra escolha importante é o bolo e a boleira. Não é bem visto colocar o bolo diretamente na mesa, por isso a escolha da boleira (onde o bolo será colocado) é importante.

Você pode escolher um sabor para o bolo, um sabor para cada andar do bolo ou vários pequenos bolos com diversos sabores se estiver muito em dúvida para compor a mesa. Lembre-se que este bolo é apenas para as fotos, o bolo que será servido aos convidados é o de corte, que fica na cozinha e é servido junto com a sobremesa do buffet. Por isso, o bolo da mesa deve seguir o estilo da festa. Bolos com cobertura não resistem bem ao calor, atenção ao clima e ao horário do seu casamento.


Atualmente o bolo fake (cenográfico) tem sido uma ótima tendência. Noivos optam por usar o bolo fake para as fotos e servir o bolo de corte aos convidados, fale com o seu decorador sobre a opção de bolo fake para a mesa do bolo.


O topo do bolo também deve ser pensado! Atualmente usa-se muito topos de bolos personalizados, de biscuit, porcelana, madeira, etc. Quem não opta pelos noivinhos pode usar flores de açúcar ou naturais mesmo para enfeitar.


O tamanho do bolo deve ser proporcional à mesa e é recomendado que os arranjos florais não sejam mais altos que o bolo, assim deixamos uma aparência melhor para suas fotos.


Sempre programe com a sua assessora e seu fotógrafo as fotos da mesa do bolo para o início da festa, garantindo assim que a mesa esteja totalmente montada para as fotos protocolares. Não é agradável proibir o acesso aos doces durante o casamento, por isso, quando você programa as fotos para o início da festa, logo sua mesa fica liberada para quem quiser comer um docinho.


A mesa do bolo deve estar em lugar de destaque na festa, mas com certa distância do salão, para evitar acidentes que possam derrubar os doces e bolo no chão. Lembre-se de deixar um espaço para acesso livre dos noivos e convidados para as fotos na mesa.


Foto Wagner Prado


Não esqueçam de deixar também sobre a mesa as taças e o champagne para o brinde e espátula para o corte do bolo. Esses itens também devem ser escolhidos com bastante atenção e carinho pois vão aparecer nas fotos. Existem espátulas e taças lindas e personalizadas para este momento.


O fundo da mesa também é importante, devemos pensar em todo o cenário das fotos, colocando um painel, tecidos, voils, backdrop ou a própria cortina de led ao fundo para compor a aparência visual da mesa. Sob a mesa, experiente usar um tapete bem bonito e sofisticado, para disfarçar possíveis imperfeições no piso do salão.


A mesa do bolo é um dos elementos principais da sua decoração, nela que vamos tirar boa parte das fotos do casamento após a cerimônia, é por lá que começamos todas as formalidades importantes do casamento, como o brinde e o corte do bolo, por isso a mesa do bolo deve estar em harmonia com o restante de decoração e estilo da festa.


Doces Finos, Bem Casado e Bolo de Corte


Os doces também fazem parte da decoração e possuem uma posição de destaque na mesa do bolo, as embalagens, caixinhas e forminhas devem ser escolhidas com muito carinho e estarem de acordo com a paleta de cores da decoração.


Um conflito muito freqüente nos casamentos é a responsabilidade de arrumar os doces na mesa do bolo. Normalmente, as doceiras entregam os doces antes da mesa do bolo estar finalizada, isso faz com que o decorador fique responsável em colocá-los, mas nem todos possuem essa disponibilidade.


O ideal é conversar antes e alinhar entre os fornecedores, juntamente com a assessora, quem colocará os doces na mesa, evitando assim discussões de montagem no dia da festa.


A quantidade calculada de doces por pessoa varia conforme o tipo de sobremesa que será servido no Buffet. Normalmente de 3 a 6 doces por pessoa é o suficiente para festa. Para o bolo de corte calculamos 1kg a cada 10 convidados. Este bolo fica refrigerado na cozinha e é servido junto com a sobremesa do buffet.


Bem casado é o doce tradicional que significa a união desta nova família, selada pelo respeito e cumplicidade mútua. Por isso é massa é dividida em duas partes e o recheio vem ao meio simbolizando essa união. Oferecemos um bem casado para convidado da festa.


Hellen Nogueira

Assessoria de Casamento na praia em Ubatuba

Fale conosco: 012981666670 (clique)


Rua Paraná, 288 Centro

Ubatuba, SP 11680-000

CNPJ: 32.864.583/0001-95

Hellen Nogueira

Tel: (12) 98166 6670

  • Hellen-nogueira-Pinterest
  • Hellen-nogueira-YouTube
  • hellen-nogueira-Facebook
  • hellen-nogueira-Instagram