Casamentos Católicos podem acontecer fora da igreja?

Essa é uma dúvida muito frequente entre as noivas católicas que querem se casar na praia, no campo ou em outro lugar que não seja dentro da igreja.

Fizemos uma live super bacana com o Pe. Marcelo Thurmann para tratar sobre esse assunto e ele ainda deu várias explicações sobre casamento católico.


Pra começar, precisamos entender que o Rito Matrimonial é único e é baseado em dois livros: a bíblia e o direito canônico. E como é este Rito Matrimonial?


RITO DO MATRIMÔNIO

1. ENTRADAS (CORTEJO)

2. ACOLHIMENTO - Saudação Inicial

3. LITURGIA DA PALAVRA e Reflexão da Palavra

Primeira Leitura

Salmo

Evangelho

4. RITO SACRAMENTAL

4.1. DIÁLOGO

4.2. CONSENTIMENTO

4.3. ACEITAÇÃO

4.4 BÊNÇÃO E ENTREGA DAS ALIANÇAS

4.5. ORAÇÃO DOS FIÉIS E BÊNÇÃO NUPCIAL

5. VOTOS

6. PAI NOSSO

7. COMUNHÃO E ORAÇÃO PÓS COMUNHÃO

8. RITOS FINAIS E BÊNÇÃO FINAL

9. Assinatura das Atas e cumprimentos


O evangelho, o consentimento e a aceitação, são itens fundamentais para que o casamento aconteça e seja válido. Os outros itens, são importantes, mas podem ser retirados conforme o tempo de cerimônia e o combinado entre o Padre e os noivos, por isso é sempre importante alinhar e conversar antes o que vocês esperam, querem e desejam durante a cerimônia.


Outra dúvida muito comum é com relação às regras da igreja para o casamento. Cada igreja possui uma condição, uma estrutura diferente, por isso, a regra varia conforme a paróquia que você escolheu para casar. Se a paróquia é grande e comportar todos os padrinhos no altar, fique feliz! Se for pequena, reserve os primeiros bancos para que eles possam se sentar durante a cerimônia.


Verifique também aonde os músicos vão ficar, pois eles dependem da estrutura elétrica, tomadas e caixas de som para que fique tudo harmonizado durante o seu casamento.

Converse com o Padre, tudo deve estar detalhado para que saia perfeito e não haja surpresas no grande dia. "Cada padre tem autonomia para definir o que pode ou não pode dentro da sua igreja, por isso tudo deve ser conversado e combinado antes." enfatiza o Padre Marcelo.

Foto: Bruno Vieira


A documentação também é importante, verifiquem o prazo para a entrega dessa documentação na igreja. Quais são os documentos necessários?

  • RG e CPF dos noivos

  • Certidão de batismo atualizada dos noivos

  • Comprovante de Residência

  • Certificado do curso de Noivos

  • Ficha preenchida com os dados das Testemunhas (peça essa ficha na sua igreja)

Vou me casar em uma paróquia diferente do local aonde moro, como fazer?

Quando os noivos optam por uma paróquia diferente da deles ou de outra cidade, é importante se informar na secretaria da sua igreja sobre a transferência da documentação, pois os documentos de qualquer forma devem ser entregues na sua paróquia de origem, próxima à sua casa.

Consulte a data da paróquia que você quer se casar e agenda do Padre. Abra a documentação na sua paróquia e avise que você não irá se casar nela, mas em outra e informe qual será.

A secretaria da igreja irá transferir seu casamento para a paróquia que você deseja se casar. É importante abrir todo o processo corretamente, pois caso essa documentação não seja feita, o casamento não é válido religiosamente.


Uma pessoa protestante (evangélica) pode casar na igreja católica?

Padre Marcelo Thurmann: Sim! Podemos fazer um casamento com disparidade de culto, ou seja, um casamento em que um dos noivos é católico e o outro não, um matrimônio misto, para que a parte católica receba o sacramento da Igreja.


E agora sim, entendendo todo o processo do matrimônio e sua importância, podemos dizer, os padres podem fazer o casamento fora da igreja?

Sim, desde que tenha a autorização da sua diocese. Por quê? O Padre explica: "Pelo direito canônico, toda cerimônia sacramental (batismo, crisma, matrimônio) deve ser realizada dentro do templo, exceto aquelas que forem autorizadas pelo bispo."


O bispo que deve autorizar é o da diocese do local que você quer casar. Por exemplo, você mora em São Paulo e quer se casar na praia em Ubatuba? O bispo aqui de Ubatuba (diocese de Caraguatatuba) que deve autorizar o casamento.


Veja nossa live completa com o Padre Marcelo no canal do Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=htzQuIR0Kvc&list=PLJIoC_RgK1pCYzZrVPhXmHsSMY2SDM_QK




0 visualização

Rua Paraná, 288 Centro

Ubatuba, SP 11680-000

CNPJ: 32.864.583/0001-95

Hellen Nogueira

Tel: (12) 98166 6670

  • Hellen-nogueira-Pinterest
  • Hellen-nogueira-YouTube
  • hellen-nogueira-Facebook
  • hellen-nogueira-Instagram