Escolhendo a data do casamento


Qual a melhor época do ano para casar?


O casamento não é só o grande dia, é toda a jornada de organização, que começa com o noivado, passa por todas as contratações, provas e preparativos até a chegada da cerimônia e festa.


Eu tenho um ebook que fala todas as fases da organização do casamento, mês a mês, e as minhas noivas recebem um planner em forma de agenda para que nada seja esquecido nessa fase de planejamento do casamento.


Casamento em Itamambuca

Foto Bruno Vieira


A escolha da data é o primeiro ponto a se pensar: quando e onde casar?


Não é recomendado os meses de dezembro, janeiro e fevereiro para casamentos ao ar livre, já que como todos sabem, no verão a probabilidade de chuva é maior. Para os noivos que optam por estes meses, o ideal é fazer o casamento no nascer do sol, garantindo uma paisagem maravilhosa e um clima ameno, já que normalmente fim de tarde costuma chover mais.


Março, abril e maio são meses mais tranquilos, inicia-se o outono. Maio é o mês das noivas e isso o torna um mês concorrido para casamento, principalmente religiosos, então caso escolha esse mês fique atento nas agendas dos fornecedores e reserve com antecedência.


No inverno, junho, julho e agosto, apesar das temperaturas serem mais baixas, a probabilidade de chuva é muito pequena. Dizemos que é a melhor época para quem quer um casamento reservado, em uma praia deserta. A vestimenta, dos noivos e convidados, terá que ser adaptada para um clima mais frio.


Setembro, outubro e novembro são os meses mais concorridos e portanto mais caros para casamentos, é primavera e sua decoração com certeza sairá maravilhosa e florida.

Back drop florido

Foto Bruno Vieira


Casamento na praia nos feriados e alta temporada


Recebemos centenas de consultas para casamentos em 31 de dezembro, todos os anos essa demanda se repete. A ideia é muito boa, claro, se casar e curtir o réveillon, toda a família reunida num espaço maravilho a beira mar, um sonho, não é mesmo.


Contudo é preciso levar em consideração os altos investimentos necessários para a realização deste sonho. Isso porque todos os hotéis, todos os quiosques, todos os espaços na praia estarão sempre lotados na noite do reveillon.


Isso significa que é preciso remunerar acima da expectativa de ganho desses espaços e da hospedagem dos seus convidados. E os ganhos são muito altos.


Outrossim, a grande maioria dos espaços nem faz cotação para a noite do reveillon, pois sabem que vão lucrar, sim ou sim, 200 mil reais naquela noite, isso mesmo, lucro líquido.


Por isso os casamentos no dia 31 de dezembro são inviáveis na praia e não vemos, neste dia, casamentos no litoral norte de são paulo.


Já durante os feriados é muito mais comum e recorrente a presença de casamento na praia em ubatuba. Isso porque os espaços e profissionais aceitam fechar as portas para receber o evento particular, uma vez que as margens de lucro são equivalentes.


A grande questão de um casamento no feriado, que você deve pensar e se planejar é com relação ao trânsito para se chegar na cidade litorânea do casamento e o trânsito para sair dela depois. Além disso tem o fator das praias lotadas o que pode prejudicar suas fotos, então escolha uma praia bem reservada para evitar inconvenientes.


Conclusão sobre a escolha da data de casamento


Antecedência e prudência são sempre recomendados. Procure um assessora local, da cidade onde você quer se casar e compartilhe suas ideias de datas e escute abertamenta as considerações da assessora.


As assessoras de casamento realizam casamentos todo final de semana, normalmente há anos, então já viram de tudo, já fizeram casamentos em alta temporada, feriados e dias normais, por isso escutar e entender o que está sendo dito por elas é de suma importância.


Escolha uma data que faça sentido pra vocês e que esteja de acordo com suas férias para a lua de mel, atenção aos feriados, aniversários da família e o clima, dependendo do local e cidade escolhida para o casamento.


Como escolher onde casar?


Essa decisão é muito relativa à história dos noivos, seus interesses e sonhos. Mas podemos falar sobre coisas práticas, tais como a verificação do alvará do local e sua infraestrutura.


É muito comum que lugares paradisíacos não tenham alvará para a realização de grandes eventos, apenas para acomodar um número de pessoas, isso porque não possuem alvará de funcionamento por conta do local onde estão, pode ser uma área de preservação ambiental, enfim, vários fatores.


Outras questões que devem ser observadas são com relação a parte elétrica do local que precisa estar em ótimas condições para suportar a demanda elétrica do dia do evento, com DJ e iluminação a toda.


Se for uma casamento na praia verifiquem se o esgoto é por fossa ou se está ligado na rede elétrica, pois pela quantidade de pessoas usando o banheiro ao mesmo tempo, isso pode trazer problemas ao evento.


São infinitos detalhes pra te passar, então vamos fazer o seguinte, me manda uma mensagem no whatsapp e vamos falar sobre as suas dúvidas: 012981666670 (clique)

Rua Paraná, 288 Centro

Ubatuba, SP 11680-000

CNPJ: 32.864.583/0001-95

Hellen Nogueira

Tel: (12) 98166 6670

  • Hellen-nogueira-Pinterest
  • Hellen-nogueira-YouTube
  • hellen-nogueira-Facebook
  • hellen-nogueira-Instagram